sexta-feira, 19 de junho de 2009

Portal da Transparência cai, mas tem apoio de autoridades em Jundiaí

Quinta-feira, 18 de junho de 2009 05:53
Kassab lança site com salário de servidores públicos; Justiça manda suspender

Julianna Granjeia

Agência BOM DIA


O Portal da Transparência, adotado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é uma iniciativa a ser seguida, na opinião de autoridades jundiaienses, apesar de liminar expedida ontem que pede sua suspensão.

Kassab, que tem salário de R$ 12.384,06, lançou na última terça-feira o site http://deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br com o nome de todos os servidores diretos e indiretos, cargo e salário. Só os que trabalham na GCM (Guarda Civil Metropolitana) não aparecem por questão de segurança.

Na tarde de ontem uma liminar da Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura suspendesse imediatamente a divulgação dos salários, mas até as 22h o portal se mantinha no ar.

A ação foi protocolada por sindicatos de servidores. O argumento é que a publicação viola a privacidade e prejudica a segurança dos funcionários.

Apesar da polêmica, a presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Jundiaí, Gisele Germano de Lemos, acha importante a transparência das contas públicas. Mas alerta que é preciso cuidado com a segurança. “Quanto mais transparente na prestação de contas públicas melhor. Mas é preciso analisar o aspecto segurança.”

O prefeito Miguel Haddad (PSDB) não vê impedimentos para adotar a mesma iniciativa da Capital. “Na ‘Imprensa Oficial’ publicamos os salários de todos os cargos de comissão. Mas não vejo razão para que não seja publicado os salários dos concursados também.”

O coordenador da ONG Voto Consciente, Henrique Parra Parra Filho, afirma que esta transparência faz parte do programa de metas legislativas. “A Câmara de São Paulo aprovou lei exigindo a prestação de contas na internet, depois de um trabalho da ONG de lá.”

fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!