sexta-feira, 5 de junho de 2009

Câmara deve votar propostas de mudança eleitoral em 15 dias

AGÊNCIA BRASIL Presidente da Câmara, Michel Temer, esteve, ontem, com líderes partidários

Presidente da Câmara, Michel Temer, esteve, ontem, com líderes partidários

Dentro de 15 dias a Câmara deverá votar as propostas de reforma eleitoral. A comissão criada para estudar o assunto receberá sugestões de deputados até terça-feira (9), quando se reunirá para consolidar o texto que será votado na semana seguinte. A proposta, de autoria do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), define as regras para a campanha, inclusive pela internet, e regulamenta as pré-campanhas eleitorais.

A reforma política ainda encontra resistências e falta de consenso entre os líderes. A proposta de voto em lista fechada de candidatos não será votada. "A lista está morta. Só poderá ser ressuscitada em 2011 porque é a proposta que mais divide", explicou Dino. A ideia, segundo ele, é votar as matérias que têm consenso. "Até por uma questão metodológica", comentou.

A proposta do financiamento público de campanha, outro ponto da reforma política, voltará à discussão depois da votação da reforma eleitoral. O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), explicou que não faz sentido votar o financiamento público sem votar a lista fechada. "Ele é favorável à teoria da goiabada com queijo, de que um não funciona sem o outro", disse Dino.

AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!