sexta-feira, 29 de maio de 2009

TSE indica Stradiotto para cargo

JUIZ AUXILIAR

30/5/2009

ALEX M. CARMELLO ISO 9000 Stradiotto vai coordenar projeto em gabinete de ministro

ISO 9000 Stradiotto vai coordenar projeto em gabinete de ministro

O juiz da 3ª Vara Cível de Jundiaí, Marco Aurélio Stradiotto, foi indicado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para cargo em um dos sete gabinetes de magistrados titulares do órgão.

Em ofício, Carlos Ayres Britto solicita a liberação do juiz de Jundiaí ao Tribunal de Justiça (TJ), em São Paulo, para que ele coordene, como juiz auxiliar, a implantação do sistema de gestão de qualidade encabeçado pelo ministro Ricardo Lewandowski. "Fui aluno dele na graduação (Universidade de São Paulo, Largo São Francisco). Temos contato desde então, como amigos. O Lewandowski é uma espécie de guru para mim", narra Stradiotto. "Acho que foi um voto de confiança dele pelo meu trabalho isento e de responsabilidade. O convite foi irrecusável."

Inicialmente, a permanência de Stradiotto em Brasília para a realização do projeto é de seis meses. O magistrado atuou até o início desse ano como juiz eleitoral de Jundiaí, até que seu mandato à frente do cargo se encerrasse. Seu trabalho repercutiu nacionalmente após, nas eleições do ano passado, cassar o atual prefeito do município, Miguel Haddad (PSDB) por oito vezes. As sentenças, no entanto, foram reformadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

A liberação de Stradiotto já foi aprovada pelo Conselho Superior de Magistratura do TJ, com voto favorável dos cinco membros. Na próxima quarta-feira, o órgão especial, formado por 25 componentes, deve referendar seu nome no cargo em Brasília.

O ex-juiz eleitoral da cidade trabalhará com Lewandowski, que ocupa, desde o início de maio, a vaga aberta com a renúncia do ministro Eros Grau ao cargo da corte eleitoral. "Se a indicação for aceita pelo conselho, vou atuar no gerenciamento com o objetivo de atingir a certificação ISO 9000 (modelo de padronização) no gabinete."

O titular - Lewandowski participou, no segundo turno das eleições municipais de 2008, em mais de 400 decisões, o que permitiu desafogar as pautas de trabalho do TSE. O ministro, que nasceu no Rio de Janeiro, foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do mesmo estado.

O TSE - O TSE, em Brasília, é composto por sete magistrados titulares. Eles são escolhidos, por meio de eleição, da seguinte forma: três juízes dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal e dois juízes escolhidos entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça. A composição fica completa com a participação de dois juristas, escolhidos e nomeados pelo Presidente da República entre seis advogados indicados pelo Supremo Tribunal Federal. Stradiotto será o primeiro juiz nomeado no órgão para atuar no cargo de assessoramento.

THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!