sábado, 25 de abril de 2009

Túneis são preferidos por preservar visual da Fepasa

Sábado, 25 de abril de 2009 03:33
Alternativa é apontada como mais viável que viaduto na Ponte São João

Fábio Pescarini


A Prefeitura de Jundiaí deverá optar pela construção de passagens subterrâneas (uma para cada mão de direção) para preservar a identidade visual do Complexo Fepasa. A obra, com previsão para começar até o fim do ano, servirá para desafogar o trânsito na região da Ponte São João.

O local é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Uma alternativa é a construção de um novo viaduto, mas está cada vez mais colocada em segundo plano, de acordo com o secretário de Obras, Sinésio Scarabello Filho.

Outro fator para incentivar a construção de duas passagens sob a linha férrea é o custo da obra. De acordo com o secretário, um viaduto teria em torno de 500 metros de extensão, enquanto a passagem subterrânea está com tamanho estimado entre 50 metros e 60 metros.

“O viaduto teria que ser alto para dar passagem aos trens e isso provocaria prejuízo visual ao local”, afirma o secretário.

Os dois túneis deverão ser construídos na região da Vila Graff. Também serão construídas duas pontes sob o rio Jundiaí e haverá ligação com a marginal do córrego da Colônia.

Projeto será mostrado na Ponte
Os moradores da região da Ponte São João serão os primeiros a conhecer o projeto para a construção dos túneis que prometem desafogar o trânsito do local.

De acordo com o secretário Sinésio Scarabello Filho, em duas semanas desenhos deverão ser levados até o bairro.

“A opinião dos moradores será fundamental para a escolha do projeto”, afirma o secretário.

Segundo ele, atualmente existem apenas esboços com os desenhos. Entretanto os estudos para viabilidade da obra estão bem adiantados. “Do ponto de vista do trânsito, os dois projetos [túneis ou viaduto] terão o mesmo impacto”, diz.

Ontem, a secretaria publicou na “Imprensa Oficial” remanejamento de dotação orçamentária para contratação de empresa de engenharia para fazer um levantamento sobre as desapropriações, que serão aproximadamente em mesmo número, independente do projeto.

Obra é cobrada há cerca de 20 anos
A construção de uma obra para desafogar o trânsito na Ponte São João é cobrada há cerca de 20 anos – um pilar que daria origem a um futuro viaduto está abandonado na avenida União dos Ferroviários.

Na década de 90, o ex-prefeito Walmor Barbosa Martins já havia cogitado usar o subterrâneo para o fluxo de veículos e fazer uma ligação da avenida Jundiaí à Ponte São João por meio de túnel.

Em 2007, o então secretário de Obras, Ademir Pedro Victor (atualmente na superintendência da TVE), chegou a anunciar que um viaduto estaria pronto no ano passado, mas o projeto nunca saiu do papel.

De acordo com o secretário de Obras, Sinésio Scarabello Filho, a obra deverá estar pronta no último ano do mandato do prefeito Miguel Haddad (PSDB), em 2012.

“São muitas desapropriações e pelo menos duas concorrências públicas devem ser realizadas para a execução da obra toda”, diz.

Mesmo com a complexidade, Sinésio acredita, entretanto, que é possível começar a obra este ano.

A Secretaria de Transportes atualmente faz um levantamento sobre o trânsito na região.

fonte: BOMDIA

5 comentários:

  1. Muito boa a idéia dos túneis, que, ao meu ver, deveriam ter três faixas de rodagem cada um. É uma obra urgente, visto que o trânsito da Ponte São João, que já é muito ruim só tende a piorar com a enxurrada de novos condomínios residenciais daquele lado da cidade!!!

    ResponderExcluir
  2. anonimo

    Da maneira que foi mostrado, não irá adiantar nada no fluxo de veículo,nenhum levará a cidade,será do tipo de caracol não chegando a lugar nenhum, virar só em torno de si

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que disse o anônimo acima, a passagem vai levar os veículos diretamente para a Ferroviários, e não para o Centro. Para subir, terá que ser pela estreita e íngrime Rua São Bento.
    Acho que o melhor seria reestruturar todo o trecho que envolve o viaduto São João Batista, o Viaduto da Duratex, a Ozanan entre eles, a região do Multi Moda e o acesso até a Imigrantes.

    A única vantagem que eu vi é a ligação com a Marginal do córrego da Colônia, tomara que se mostre eficiente.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo

    Concordo com os dois anônimos acima e digo mais:
    Será que está obra na vila Graff, não seria para beneficiar um futuro condomínio no terreno da pozzani??? falam que o terreno é do prefeito Miguel Hadadd!!A festa de escerramento de campanha foi lá!! tudo haver!! vcs não acham????
    vocês sabiam também que já há casas desapropriadas na vila de vitto, estas são do antigo projeto, daquele viaduto que não saiu, e agora prefeito , o que vai fazer com estas casas que com o nosso dinheiro a prefeitura pagou???
    Não poderia passar um viaduto decendo pelo estacionamento do multi modas,ligando a Imigrantes (ficaria muito bom)
    CLARO QUE NÃO!!! o multi modas também é da familia do Miguel

    PREFEITO TEM QUE FICAR BOM PRA TODO MUNDO, NÃO SÓ PRA VC!!!
    DEIXE O PESSOAL DA VILA GRAFF ,EM PAZ, FAZ MAIS DE 50 ANOS QUE ELES MORAM LÁ, PRA QUE INVENTAR!!!
    SE FOSSE UMA "BIG OBRA" MAIS NÃO É
    PARA TERMINAR TEM, QUE SER FEITO ALGUMA COISA, POIS O TRANSITO DE JUNDIAÍ ESTÁ PRECÁRIO, E A CULPA É DO PSDB, NÃO FEZ NADA NOS MANDATOS ANTERIORES, E a CULPA É MINHA TAMBÉM, POIS VOTO DESTE PARTIDO DESTE QUE TORNEI-ME ELEITOR
    NUNCA É TARDE......PARA MUDAR...

    ResponderExcluir
  5. PERGUNTA
    TÚNEL NA VILA GRAFF, PRA QUE?? PRA VALORIZAR MAIS O TERRENO DA POZZANI, QUE O POVO FALA QUE É DO MIGUEL HADDAD!! OU PRA RESOLVER A QUESTÃO DO TRANSITO DE JUNDIAÍ, RESOLVER QUESTÃO DO TRANSITO, OLHA FAZ TEMPO QUE NENHUM PREFEITO FAZ NADA, O ULTIMO, FOI O IBIS CRUZ, TEMPO NÃO!!
    FEZ A IMIGRANTES, A 14 DE DEZEMBRO, 9 DE JULHO
    QUE VERGONHA.....AGORA QUER DESAPROPRIAR MAIS DE 40 CASAS, PARA UMA "OBRINHA" SENDO QUE TEM CASA DESAPROPRIADA NA VILA DE VITTO , DESTE O TEMPO QUE IAM FAZER O TAL VIADUTO DA PONTE SÃO JOÃO
    QUE VERGONHA...
    E OLHA QUE SOU PSDB DESTE QUE COMEÇEI A VOTAR
    SERÁ QUE TEREI QUE MUDAR DE PARTIDO????

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!