quarta-feira, 22 de abril de 2009

Qualidade de vida, prioridade do secretário

SERVIÇOS PÚBLICOS
19/4/2009
VALTER TOZETTO JR. EXPERIÊNCIA Waltinho fala de qualidade das avenidas
EXPERIÊNCIA Waltinho fala de qualidade das avenidas
Ao iniciar neste ano o seu quarto mandato consecutivo à frente da Secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí, o engenheiro Walter da Costa e Silva Filho provou ser um dos homens de confiança dos governos tucanos. Apesar do tempo no cargo, porém, ele rebate as críticas que recebe quanto à falta de oxigenação no setor e à indicação tida como política. "Minha permanência aqui é fruto do meu trabaho", crava o secretário, que é um dos líderes do PMDB na cidade. Para este ano, Costa e Silva Filho já adota como receita ênfase no trabalho da periferia da cidade. Já o projeto para criação de um Centro Logístico pode ficar no papel.




JJ Regional: O projeto para criação do Centro Logístico, apresentado no ano passado, será implantado quando?
Walter da Costa e Silva Filho: Na realidade, o Centro Logístico foi um projeto que fizemos na gestão passada. Nessa gestão a gente não tem ainda essa certeza se daremos continuidade nisso ou não. Nós estamos conversando com o prefeito Miguel Haddad para ver quais as melhores opções para a cidade de Jundiaí. Se isso for uma coisa que o prefeito entende que deverá implementar nessa gestão, com certeza ele fará.

JJ: O projeto já foi apresentado para ele?
Costa e Silva Filho: Ele tem noção básica do projeto, mas nós não nos aprofundamos nesses três meses sobre isso. Até porque, quando há a troca de governo, as pessoas gostam de começar a resolver o que foi pensado na sua programação. Nesses três primeiros meses o que a secretaria tem feito é atender aquelas reivindicações da população.

JJ: O senhor pretende argumentar com o prefeito para que seja dado andamento neste projeto?
Costa e Silva Filho: Com certeza absoluta. O que eu acho do projeto de logística é que as cidades, não só Jundiaí, devem pensar a longo prazo de onde virão os recursos para sustentar a manutenção da cidade. Manutenção não é só rua, é escola, é saúde... um todo na cidade. Então, você tem uma receita. A receita é que faz com que você melhore a qualidade de vida dentro da cidade. O projeto de logística está direcionado para isso: as empresas fabricam os produtos em outros lugares e virão para Jundiaí para fazer seus estoques e a distribuição. É daqui que vai sair a nota fiscal e, provavelmente, a chegada dos recursos através do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

JJ: O senhor já está há 12 anos à frente da pasta de Serviços Públicos. É possível oxigenar a secretaria depois de tanto tempo sob o mesmo comando?
Costa e Silva Filho: As pessoas sempre falam dessa oxigenação. Eu acho que o próprio prefeito já é a oxigenação. O projeto de logística que você me perguntou agora já podia ser conversado desde o primeiro dia, mas não. Houve primeiro a oxigenação, para se discutir outros projetos. O prefeito Miguel resolveu me deixar nessa pasta talvez porque as coisas tenham acontecido de uma maneira satisfatória para a cidade. Há sempre mudanças.

JJ: Como o senhor encara as críticas de que sua indicação foi política, já que foi um aliado de campanha através do PMDB?
Costa e Silva Filho: A minha formação é de engenheiro civil. Eu acho que minha permanência aqui é fruto do meu trabalho.

JJ: Quais as principais conquistas da pasta desde que o senhor assumiu, em 1997?
Costa e Silva Filho: Acho que tem várias. O Jardim Botânico é uma. A minha chegada para ajudar no sistema viário da cidade é outra. Você vê que as avenidas não são mais todas como eram no passado, todas retinhas. Implantamos algumas curvas, até para dar uma beleza, um paisagismo. A Secretaria de Serviços Públicos está sempre atenta para que tenhamos mais qualidade de vida dentro da cidade.

JJ: E qual a meta principal para os próximos anos?
Costa e Silva Filho: O Miguel tem um projeto de governo para os próximos quatro anos. Eu acredito que para esse primeiro ano já nos foi passado o que precisamos fazer: todo o vetor oeste, que estamos pavimentando, fazendo galerias, levando mais qualidade de vida para lá. Já vamos entrar na zona norte, na região do Corrupira. A idéia é eliminar alguns problemas da população.

JJ: A periferia será prioridade?
Costa e Silva Filho: Começaremos pela periferia. Para não dizer que nós abandonamos o Centro, começamos a fazer obras de manutenção que podem ser vistas nos finais de semana. Temos ruas que são bastante exigidas durante todo o ano e estamos trabalhando nelas aos finais de semana.

THIAGO GODINHO

Esta notícia foi atualizada em 18/4/2009 às 22:40
Notícias relacionadas:
fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!