sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ONG propõe fiscalização de parlamentares na internet

Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009 3:00:00
Campanha Adote um Vereador planeja blogs para acompanhar trabalhos

Roberta de Sá


A ONG (organização não-governamental) Voto Consciente lança em Jundiaí, a partir de segunda-feira, a campanha Adote um Vereador.

A iniciativa pretende unir cidadãos para fiscalizar os 16 vereadores de Jundiaí e colocar as informações na internet (www.vereadores.wikia.com), para que os outros eleitores também tomem conhecimento do trabalho que os parlamentares estão fazendo na cidade.

“Qualquer interessado pode se cadastrar na ‘wiki’ [um espaço que é aberto para o lançamento de informações] e montar os blogs para colocar o dia-a-dia dos parlamentares”, explica o coordenador da ONG, Henrique Parra Parra Filho.

A fiscalização das informações postadas, no entanto, será feita pelos participantes. A ONG só ficou com a montagem da lista, com os nomes de todos e o abastecimento de notícias referentes à Câmara, o que já está disponível.

O Adote Vereador foi criado pela Voto Consciente de São Paulo. Hoje, dos 55 vereadores, 18 já foram adotados. Outras 13 cidades espalhadas pelo país também lançaram a campanha. “Essa ferramenta tem um grande potencial para o controle social do Legislativo”, diz Henrique.


Temor é com informação falsa
Apesar de não saber ainda muito bem como a ferramenta vai funcionar, os vereadores aprovaram a iniciativa. O único temor é com falsas informações.

“Por mais confuso que possa parecer é valioso. Vai atingir principalmente uma camada de eleitores jovens e trazer uma nova dinâmica de fiscalização”, diz Marilena Negro (PT).

Pelo lado da situação, Roberto Conde (PRP) também aprovou.

“Isso tem os dois lados. É bom, mas também temos que tomar cuidado com denúncias infundadas. É preciso ter controle”, afirma.

Já o novato Gustavo Martinelli (PSDB) diz concordar em termos com a campanha. No entanto, não soube explicar o motivo. “Vou estudar melhor”, afirmou.

O lançamento do Adote um Vereador está marcado para às 11h da segunda-feira, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 51, Centro.

fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!