domingo, 1 de fevereiro de 2009

COMUNICADO DA ONG VOTO CONSCIENTE

Jundiaí, 29 de janeiro de 2009.


Ontem recebemos mais uma notícia sobre cassações e punições eleitorais. Foi a sétima cassação em nossa cidade, o que cria um clima de incertezas, indefinições e pode deixar qualquer um confuso a respeito do futuro político de Jundiaí.

Nesse momento vemos declarações dos envolvidos e acreditamos entender sobre conflitos entre pessoas. No entanto, nosso foco deve ser nas instituições. Para justificar essa frase precisamos entender que os candidatos representam os partidos políticos e que Marco Aurélio Stradiotto é representante da Justiça Eleitoral.

Em todas as oportunidades que o trabalho da ONG Voto Consciente permitiu o contato com o Juiz, pude comprovar de perto seu caráter ético e sua preocupação em garantir o andamento justo da campanha eleitoral em nossa cidade.


Sendo assim, devemos reconhecer o amadurecimento da Justiça Eleitoral que vem punindo, em todo o País, quando entende necessário, independentemente da força política ou econômica do candidato alvo da medida. Essa atuação tem sido exemplar, rigorosa e ágil.

Para resumir: o embate jurídico entre forças que se opõem, revela, em si mesmo, um amadurecimento democrático. Não se trata de tapetão, nem de baixaria, tampouco de perseguição.


Há representações de todos os partidos políticos, uns contra os outros, há um Ministério Público atuante, há recursos e muitos advogados em ação e um Juiz que respeita a legislação e a defende com vigor.


Assim, devemos atentar para tal fato e mais: sair da posição de passividade e tentar entender, por nós mesmos, o porquê de tantas multas. Dois pontos devem ser lembrados: O primeiro é que não há tapetão: denunciar, julgar e recorrer estão dentro da legalidade e são direitos importantes. Outro ponto é que também não há perseguição, centenas de candidatos têm sido cassados em todo o Brasil, não só aqui em Jundiaí.

Que o rigor e a agilidade continuem nas instâncias superiores e, dessa forma, possamos, enfim, ter alguma definição.


Henrique Parra Parra Filho
Coordenador Geral
Voto Consciente - núcleo Jundiaí

Um comentário:

  1. Parabéns, sua explanação foi muito feliz.

    Infelizmente, o Dr. Marco Aurélio Stradiotto será substituido brevemente, pois seu mandato chegará ao fim.

    O próximo juiz eleitoral, que Jundiaí terá, será o Dr.Maurício Garibe.

    Precisamos homenagear o Dr. Stradiotto pelos excelentes serviços prestados ao nosso Município, enquanto juiz eleitoral. Ele fará muita falta.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!