sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Eleições 2008

Quinta-feira, 21 de agosto de 2008 - Publicado no Bom Dia.

PT e PSDB usam ‘caciques’ em suas estréias eleitorais
Sartori (PT) recorre a vídeo de Lula e Miguel (PSDB) leva depoimento de Ary Fossen ao programa de rádio
Roberta de Sá

Os candidatos a prefeito de Jundiaí estrearam ontem a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV sem ataques diretos.

PT e PSDB se apoiaram na imagem de caciques dos partidos para promoverem seus candidatos. O PC do B foi na linha familiar.

O programa de Gerson Sartori (PT) ligou a figura do candidato ao presidente Lula para mostrar “que o Brasil apostou na mudança e deu certo”. Um vídeo de Lula, que fala do partido e não de Gerson, foi apresentado.

Miguel Haddad (PSDB), com 15 minutos e 48 segundos, apareceu como entrevistado e apresentou projetos nas áreas de transportes, segurança e educação. No rádio, ele usou a voz do prefeito Ary Fossen como um dos seus “padrinhos”. “Tenho certeza que Miguel dará continuidade”, falou Ary, observando os alinhamentos dos governos estadual e municipal nos últimos anos.

O PSOL não estreou.


Rádio tem proposta diferente
PSDB e PT estrearam com programas diferentes no rádio e na televisão.

No rádio, o PT trouxe a trajetória de Gerson Sartori, candidato a prefeito, e de Eliseu Silva Costa (vice), além de falar da reeleição de Lula em 2002. Só um pedaço do jingle de Gerson foi tocado nos cinco minutos e 44 segundos do partido.

O PSDB, diferente, aproveitou os 15 minutos e 48 segundos para tocar todo o jingle e apresentar entrevistas colhidas com a população e autoridades.

O PC do B apresentou a mesma propaganda nas duas mídias. Pedro Bigardi fez uma apresentação pessoal, com depoimentos de seus familiares e imagens de visitas feitas durante a campanha. A vida do vice Cristiano Lopes (PSB) também foi mostrada.


Único espectador, Bigardi elogia PT e critica tucanos
Dos quatro candidatos a prefeito de Jundiaí, apenas um assistiu a estréia da propaganda eleitoral gratuita dos adversários.

Pedro Bigardi (PC do B) disse que viu todos os programas e teceu elogios à produção do PT – só não poupou críticas ao programa de Miguel Haddad (PSDB). “Achei boa a idéia do Gerson Sartori [PT] de usar o Lula na propaganda”, afirmou.

“O Miguel Haddad tentou abordar muitos temas, mas fez isso apenas de forma superficial”, opinou. Para ele, os tucanos tentaram mostrar a imagem de “cidade perfeita”.

“Temos que mostrar os problemas e apontar soluções. Se está tudo bem por que trocaram de candidato?”, alfinetou, se referindo a escolha de Miguel e não do atual prefeito, Ary Fossen, para concorrer.

Miguel Haddad e Gerson Sartori disseram que não viram os adversários na TV por falta de tempo.

Vanderlei Victorino (PSOL), que estréia na sexta-feira, nada quis declarar a respeito do início da propaganda na TV. “Não estamos preocupados com o que os outros estão fazendo.”

Próximos
A transmissão vai até o dia 2 de outubro (exceto aos domingos). Os partidos pretendem agora aproveitar o tempo para abordar temas de seus programas de governo. “Depois da apresentação, vamos mostrar propostas concretas”, afirma Sartori.

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