sábado, 28 de novembro de 2009

Legislativo pode acolher propostas

> AGENDA CIDADÃ
28/11/09


O Legislativo jundiaiense deve acolher algumas propostas criadas dentro da Agenda Cidadã (elaborada a partir do site Cidade Democrática) e pode apresentar ao Executivo, por meio de indicações, o que não for de competência da Câmara. As informações foram passadas ontem pelo vice-presidente da Casa e presidente da Comissão de Justiça e Redação, Paulo Sérgio Martins (PV). A Prefeitura também já se manifestou sobre as ideias e respondeu aos questionamentos feitos pelo grupo, formado por dez entidades.

Os rumos da Agenda Cidadã serão abordados em um debate no dia 11 de dezembro, na Câmara, que deve reunir membros do Executivo, Legislativo e o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB). [saiba mais sobre esse evento aqui] Ontem, representantes das entidades - liderados pelo Movimento Voto Consciente - se reuniram com Paulo Sérgio e o presidente da Câmara, José Galvão de Braga Campos (PSDB), o Tico. Parte das propostas já tramita na Câmara dentro da Comissão de Participação Legislativa.

Por meio de um cadastro que pede apenas o nome e o e-mail, qualquer cidadão pode participar do Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.org.br) e debater temas relacionados à cidade. Cada ideia é avaliada pelos participantes, que determinam sua relevância e decidem o apoio. "Acho importante a população ter mais um canal de participação. Por meio do site, os cidadãos podem opinar, discutir projetos. O Cidade Democrática é uma ferramenta até para os vereadores", avalia Paulo Sérgio. O vereador do PV já 'abraçou' algumas ideias da Agenda Cidadã, como a que sugere a criação de mais ciclovias em Jundiaí e o consequente incentivo ao uso de bicicletas. "Algumas ideias são interessantes e podem ser utilizadas pelo Legislativo. Os vereadores têm conversado neste sentido. Já as que não são de competência da Câmara podem se transformar em indicações ao Executivo", acredita.

De acordo com o coordenador do Movimento Voto Consciente em Jundiaí, Henrique Parra Parra Filho, a iniciativa da Agenda Cidadã é pioneira dentro do Cidade Democrática, que está na maior parte dos Estados brasileiros e em mais de 370 municípios de São Paulo. "Nosso objetivo é receber metas dos políticos, saber se adotarão ou não as propostas. Caso adotem, queremos acompanhar o andamento", afirma. Segundo Parra Parra Filho, a maior parte da Agenda Cidadã depende do Executivo para virar realidade, mas há ideias de competência específica do Legislativo. "Entre essas, estão audiências públicas no período noturno e o plebiscito, que já foi derrubado", disse. Para ele, quanto mais pessoas participarem do Cidade Democrática e apresentarem ideias para uma Jundiaí melhor, mais fácil será cobrar o poder público. "Quanto maior o potencial de crescimento do site, mais pressão conseguiremos fazer."

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!