quinta-feira, 8 de julho de 2010

Esperança regional para o meio ambiente

Reinaldo Oliveira

O dia 6 de julho de 2010 será sempre lembrado como uma data especial, na região de Jundiaí, quando o assunto for meio ambiente,. Neste dia, teve início a obra de terraplanagem às margens do Rio Jundiaí, na divisa com a cidade de Várzea Paulista/SP, para a implantação do corredor ambiental, composta de uma ciclovia, ligando as cidades de Várzea Paulista, Jundiaí e Itupeva. Claro, será um projeto realizado à longo prazo.

Cada acontecimento tem pequenas etapas, que se juntam para formar um todo. Esta obra também tem suas etapas. Contribuo fazendo lembrança de um grupo de jovens e adultos que há 4 anos deu início ao Movimento Voto Consciente. Ele é um Movimento apartidário que tem a sede em São Paulo e está presente em mais de 200 municípios. Em Jundiaí sua primeira atividade foi o acompanhamento do trabalho do Legislativo Jundiaiense. Este trabalho inicialmente foi visto com muita desconfiança. Á época, devido à maioria ser jovem e ter como meta acompanhar todas as sessões da câmara municipal, muitos acreditavam que o trabalho estava fadado ao fracasso. Engano letal.
 
O Movimento pegou firme e em março de 2008, com dados do acompanhamento do trabalho da Câmara durante o ano de 2007, lançou o ranking dos vereadores. O vereador com melhor avaliado no ranking ficou com nota acima de 5 e vírgula qualquer coisa, e o vereador com menor nota foi de 1,97. Deu um blá-blá danado com os vereadores, em várias oportunidades, até ofendendo a dignidade dos participantes do Movimento. Mas o ranking foi um divisor no fortalecimento da credibilidade do Movimento, que passou a promover uma série de atividades como o “Adote um Vereador”, palestras com jornalistas e desembargadores. Neste ano foi um dos apoiadores do Fórum das Cidades, onde através de grande mobilização realizou a plenária municipal que escolheu os representantes para a etapa estadual e nacional.

Mobilizou a sociedade jundiaiense, por apenas “um debate sobre o Plano Diretor” e outros eventos de participação popular. Mas com relação ao meio ambiente especificamente, fomentou mobilização para castração e controle de animais de rua, juntamente com o setor de zoonoses, bem como lançou o Cidade Democrática, portal onde o cidadão participa propondo ações a serem realizadas no município. Dentre estas ações, proposta pelos participantes do Bicicletada Jundiaí, grupo de pessoas que defendem o uso da bicicleta como meio de transporte urbano, surgiu a sugestão da construção de ciclovias. Também participante de ações do Movimento, o Conselho Municipal de Meio Ambiente iniciou parceria fortalecendo várias atividades do Movimento, incluíndo no Plano Diretor do município várias intervenções ambientais como a revitalização do Córrego do Mato – no meio da Avenida Nove de Julho, considerado como o único eco-sistema vivo no meio urbano. Também incluiu o referido projeto, iniciado na divisa da cidade de Várzea Paulista/SP, com recuperação das margens do rio, plantação de milhares de árvores nativas numa extensão de 25 km e a ciclovia ligando as cidades de Várzea, Jundiaí e Itupeva.

O tema é apaixonante e o descrito acima fica devendo muito do que foi feito, do que está planejado para ser feito, da participação do Movimento Voto Consciente e demais entidades como o Coati, Sindicato dos Engenheiros, Grupo Sol da Cidadania, Grupo Zama, SOS Animais Abandonados e muitas outras. Porém, a certeza e esperança na recuperação ambiental de várias áreas regionais é o que estimula todo um trabalho voluntário, que não tem preço. E o Movimento Voto Consciente, visando um voto com melhor qualidade nas próximas eleições, está promovendo o Projeto Cidadania Ativa, onde fará no dia 14 de julho, sabatina com os candidatos a deputado estadual e no dia 16 com os candidatos a federal, da região de Jundiaí. Do resultado destas sabatinas será editado o jornal Ficha Pública, com tiragem de 20 mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente a população. É isso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!