quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eleitores votarão com novos equipamentos

Os 270.228 eleitores de Jundiaí votarão em urnas eletrônicas novas nas eleições do dia 3 de outubro. Cerca de 900 equipamentos mais modernos e já adaptados com leitores receptivos de impressões digitais - embora a tecnologia não irá ser aplicada neste pleito - começam a chegar hoje na cidade. O primeiro cartório a receber é o da 65ª zona eleitoral. Ao todo, o cartório receberá 486 urnas do modelo mais atual. Elas substituirão equipamentos fabricados em 2002 e, portanto, usados em quatro eleições e no referendo do desarmamento, ocorrido em 2005.

"Essa troca está sendo feita em todo o Estado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) porque todas as urnas, a partir agora, terão os chamados leitores biométricos. Além disso, elas são mais modernas e possuem maior capacidade de processamento dos votos", informa o chefe do cartório da 65ª zona eleitoral, Vasco José Monteiro. Segundo ele, outro benefício é que os equipamentos não utilizam mais disquetes para o armazenamento das informações. "Os dados serão trazidos aos cartórios através de um tipo de pen-drive, que é mais seguro", ressalta.

O cartório da 281ª zona eleitoral também deve receber cerca de 400 urnas, mas ainda não há data prevista para a chegada dos equipamentos. "Nos próximos dias, nós já iremos testar as nossas e, depois, em setembro, faremos a inseminação dos dados dos candidatos", acrescenta o responsável pelo cartório. As urnas de 2002 serão levadas para São Paulo para que o TRE decida qual será a destinação dos equipamentos.

Biometria - Apesar das urnas terem leitores biométricos, o sistema não será utilizado em Jundiaí. Neste ano, no Estado, apenas na cidade de Noboranga os eleitores poderão se identificar por meio de impressões digitais. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que somente após o cadastramento de todos os eleitores, o que ocorrerá aos poucos, as cidades estarão aptas a usar a nova tecnologia. A previsão é que, em 2018, todos os municípios realizem as eleições com o sistema moderno.

Ordem - A Resolução 22.995/2008 estabelece que a urna exibirá ao eleitor primeiramente os painéis de votação referentes às eleições proporcionais e, depois, o das eleições majoritárias. A ordem de votação, no dia 3 de outubro, será: deputado estadual, deputado federal, senador (1ª vaga), senador (2ª vaga), governador e presidente. Ao final de cada votação, a tecla verde deve ser apertada para confirmar o voto. Caso haja algum erro, o eleitor poderá apertar a tecla laranja e reiniciar o processo.

ROBERTA DE SÁ

fonte: JJ. publicado em: 29/7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!