terça-feira, 27 de abril de 2010

Prefeitura de Jundiaí tira nota 3,2 na condução do Plano Diretor‏

8 em itens tiraram nota zero. Nova revisão é prometida para começar em Julho.

Nesta segunda-feira (26/04) o Movimento Voto Consciente Jundiaí (grupo apartidário composto por voluntários que, desde 2006, acompanham todas as sessões ordinárias da Câmara) lançou uma avaliação do processo de revisão do Plano Diretor municipal.

A partir de 17 itens de lei que deve ser seguida por todas as prefeituras do Brasil, pudemos saber com mais clareza se nosso Plano Diretor foi realmente participativo e quais os erros e acertos de nossa Prefeitura na condução desse processo.

A nota final foi 3,2 - no velho e conhecido "de zero a dez". Para fazer essa análise acompanhamos todas as principais ações da Prefeitura nos últimos quatro meses, não perdemos uma reunião sequer do COMDEMA, organizamos todas as matérias de jornais sobre o tema e ainda dialogamos constantemente com a Prefeitura, recebendo informações que nos serviram de base.

Enfim, tudo isso foi falado e debatido ontem. Buscamos ser objetivos e claros nos breves 5 slides (http://docs.google.com/present/view?id=dcbkb9wf_13gfrwqphc) que compõem essa análise cidadã, feita por jundiaienses comuns que querem ter voz ativa e mostrar a importância de um Plano Diretor Participativo. Como nos disse Nabil Bonduki ontem, o Plano Diretor é um instrumento de Estado, não de governo. Deve ser o plano da cidade que seus cidadãos querem para daqui 10, 15 ou 20 anos.

Agora chegou um momento importante. De avaliarmos essa nota juntos e cada um com seus valores, conhecimento e recursos, para que possamos, a partir de nossas redes de amigos, familiares e conhecidos, cobrar que a próxima revisão prometida para julho deste ano não cometa os mesmos erros desta que passou.

Estão todos convidados para apontar problemas, criar propostas e participar (apoiando e comentando outros tópicos) sobre o Plano Diretor de nossa cidade. O link é este (http://www.cidadedemocratica.org.br/topicos/tags/1040/relevancia) e já são 69 pessoas envolvidas. Basta um simples cadastro! É nossa ferramenta de gestão democrática da cidade.


Avaliação já está publicada na internet.

Já são muitos os locais (páginas, blogs e microblogs) que trazem a avaliação.
Alguns deles:
http://docs.google.com/present/view?id=dcbkb9wf_13gfrwqphc
http://votoconsciente-jundiai.blogspot.com/2010/04/plano-diretor-de-jundiai-tira-nota-32.html

Estamos também mandando aos amigos por email. Nesta corrente, convidamos cada um aqui.

Comitê Cidade Democrática avaliará ranking
As outras 10 entidades (Cineclube Consciência, Coati, Bicicletada, DCE das Faculdades Anchieta, União Jundiaiense dos Estudantes Secundaristas, Irmandade Jovem, Grupo Zama, ONG SOS Animais Abandonados, Sindicato dos Engenheiros e Fórum Caxambu) que formam o comitê Cidade Democrática analisarão o ranking para emitirem opinião, se possível em conjunto. Queremos dar mais legitimidade ao trabalho e mostrar que essa nota reflete o que pensam, cada uma das entidades que acompanharam esses 4 meses. Aguardem novidades!

um abraço,
Henrique e voluntários do Voto Consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!