quinta-feira, 9 de abril de 2009

Miguel acrescenta novo trevo às prioridades

100 DIAS DE GOVERNO

9/4/2009

ALEXANDRE MARTINS Miguel, ontem, em seu gabinete, dando entrevista no Paço

Miguel, ontem, em seu gabinete, dando entrevista no Paço

Amanhã completam-se os 100 dias da administração Miguel Haddad (PSDB). As primeiras ações foram mais focadas em Saúde e Segurança, mas o tucano tem metas definidas e objetivos claros, principalmente na questão do trânsito de Jundiaí. Algumas prioridades também foram modificadas em sua gestão. Agora, Miguel foi buscar parceria com o governo do Estado objetivando a construção de um novo trevo para a avenida Jundiaí, conforme informou, ontem à tarde, em seu gabinete, em entrevista exclusiva ao JJ Regional.


"A Secretaria (de Estado dos Transportes) acreditava que nossa meta fosse uma nova alça da Nove de Julho, onde fica a rodoviária, mas precisamos melhorar nosso trevo principal", afirma o prefeito.

Novidades também serão sentidas na região da Ponte São João. Miguel aposta na viabilidade dos túneis sob a linha férrea. Eles estarão situados entre a Pozzani e avenida dos Ferroviários, próximos à rua Siqueira de Moraes. Para o projeto decolar, falta ainda a sondagem de solo dar sinal verde para a obra. Na Educação, um desafio: que todas as crianças de até 8 anos, matriculadas na rede municipal, saibam ler.

Para que estas propostas sejam cumpridas vai exigir de todo o secretariado um plano de metas, com gestão por resultado. "Vamos definir prioridades, prazos e cobrar a execução dos mesmos", afirmou. O tripé da administração deve ser, em palavras do próprio Miguel: desenvolvimento, justiça social e preservação do meio ambiente.

Tranqüilo, o prefeito confirma que os sucessivos pedidos de cassação atrapalharam o início do governo. "Governamos nos primeiros dias com pendências jurídicas. Então tive de dividir meu tempo entre a administração e a questão jurídica. Mas nada que tirasse o meu sono, pois tinha convicção que a justiça estaria a meu favor", afirma Miguel.

A administração também vem acompanhando a crise internacional com cautela. "Dia-a-dia verificamos o impacto no orçamento. Se eu tiver de cortar, vou fazê-lo em novas obras."

Prioridades -

Nestes 100 dias, um dos principais focos foi a área da Saúde, com a implantação de diversos mutirões e agendamentos de cirurgias. Mais de 5,2 mil pessoas estavam à espera para atendimento médico especializado.

Além de viabilizar a obra do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e acelerar o processo do projeto do Hospital Regional, na Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio, a administração quer reformar e sistematizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "Não é uma mera reforma estrutural, vamos investir no atendimento, diminuindo o tempo de espera", garante Miguel. Para que os projetos saíssem das pranchetas estaduais, o prefeito fez questão de ir pessoalmente em busca destes recursos.

A nova lógica da Segurança na cidade já começa a surtir efeito, segundo o prefeito. A partir de agora, as polícias civil, militar e Guarda Municipal realizam operações conjuntas. "Investimos R$ 2 milhões em equipamentos para a Guarda Municipal para que efetivamente ela vá para as ruas. É uma nova visão, que já começa a surtir efeito, principalmente na região central da cidade."

Novo sistema de monitoramento e aperfeiçoamento deste projeto estão nos planos da segurança para os próximos quatro anos.

Meio ambiente -

A ordem que sai do gabinete do prefeito é que todas as obras públicas estejam completamente adequadas à legislação ambiental, incluindo a canalização dos córregos. "Nossa diretriz é para total respeito ao meio ambiente. Vamos fazer o projeto de manejo das águas e duplicar o número de árvores na cidade, em um grande projeto de arborização", afirma o prefeito.

Na visão administrativa, a cidade ideal é aquela que contempla espaço para todos, sem estimular segregações. Ainda há muito o que se acertar, incluindo o transporte público. "Mas cem dias é muito pouco", afirma o prefeito. Devagar, vamos chegar lá."


ARIADNE GATTOLINI

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!