sábado, 25 de abril de 2009

“Adote um vereador” foi tema de palestra no CIESP

23/04/2009 - 22h46m - Quinta-feira
Reinaldo Oliveira

Promovido pela ONG Voto Consciente, foi realizada no auditório da CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, no dia 3 de abril, uma palestra sobre a campanha “Adote um vereador”, que está sendo desenvolvida pela ONG em Jundiaí.

O palestrante foi o jornalista Milton Jung, que através do seu programa em uma rádio de São Paulo, deu a idéia de como as pessoas pode e devem se interessar mais pelas atividades parlamentares desenvolvidas pelos vereadores. A idéia deu certo e em vários municípios do Estado, já há os adotadores dos parlamentares, inclusive Jundiaí é a terceira no Estado, contando com 50% dos vereadores adotados. A segunda é São Paulo e a primeira é Taboão da Serra, com 100% dos vereadores adotados.

Um bom público esteve presente, e o coordenador da ONG em Jundiaí, Henrique Parra Filho, disse que o objetivo do evento foi por mais apoiadores à campanha. “Queremos que as pessoas saiam daqui e divulguem o tema mobilizando mais pessoas para participar da campanha e fiscalizar o trabalho dos vereadores”.

Para tanto, os interessados podem acessar o http://vereadores.wikia.com, onde contém informações de como proceder.

Na palestra o jornalista disse que a sociedade precisa entender que tem responsabilidade no trabalho realizado nas câmaras; “Na última eleição, um quarto dos eleitores elegeram seus candidatos. Os outros três quartos ficam naquele discurso: já votei, agora é com ele. Mas não pode ser assim. As pessoas esquecem que as decisões que mais mexem com a qualidade de vida delas são decididas nas Câmaras das cidades. Além disso, nós temos o direito de acompanhar e cobrar”.

Para Milton a campanha já começou a colher frutos: “Em São Paulo, a ONG conseguiu a obrigatoriedade da prestação de contas dos vereadores a cada seis meses. Conseguiu também aprovar o plano de metas para os próximos quatro anos. Isso é resultado da mobilização e do interesse da sociedade”.

Sobre a ONG de Jundiaí ele disse: “Acompanho o trabalho dela pela internet e sempre trocamos idéias. Só cobrando os vereadores é que vamos ter um trabalho sério. Porque eles não estão acostumados a serem fiscalizados. As pessoas pensam que basta votar em “qualquer um”, porque “todos são iguais”. Mais isso não é verdade. A gente que elegeu. A gente que paga pelo trabalho deles, temos que fiscalizar”.

Encerrada a fala do palestrante, foi aberta a palavra ao público presente que teve ótima participação com questões que foram esclarecidas enriquecendo o debate.

SERVIÇO. Conheça um pouco mais da ONG Voto Consciente através do www.votoconsciente-jundiaí.blogspot.com

fonte: Jornal de Itupeva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!