Nesses quatorze dias de campanha tivemos quatro vereadores adotados. Até o momento os adotadores foram jovens universitários que, nesse curto espaço de tempo, já fizeram questionamentos aos políticos e obtiveram respostas.(Tabela 1) Seis respostas ou comentários já foram feitos por vereadores ou assessores.
Dessa forma tivemos resultados verdadeiramente concretos.
O Segundo momento da campanha começa agora. Nesse sentido realizamos esse “balanço de avaliação de resultados” e definimos o roteiro de ação para os diferentes atores sociais de Jundiaí.
Como foi dito no Jornal de Jundiaí, em 20/02:
“Após trazer a campanha “Adote um Vereador” para Jundiaí, a ONG Movimento Voto Consciente busca aperfeiçoar a utilização da ferramenta de fiscalização dos vereadores pela população. O próximo desafio da campanha, segundo o coordenador da ONG, Henrique Parra Parra Filho, é o de aglutinar a discussão entre veículos de comunicação, entidades e escolas.”
Tivemos, até agora, grande espaço nos veículos de informação. O primeiro desafio, qual seja o de divulgar a campanha, parece estar razoavelmente cumprido. Temos agora o próximo e, neste momento, mais importante passo a dar: Cobrar de escolas, ONGs, Sindicatos e entidades da sociedade civil uma posição em relação a campanha, ou seja, SE e COMO participarão.
É nesse momento que vemos a imprescindível participação de jornais, televisão, rádio e internet. As matérias públicas se traduzem em cobranças e compromissos de
Terminamos com algumas palavras sobre a campanha:
A campanha não é da ONG Voto Consciente, nem de ninguém.A wiki é um espaço democrático, livre e sem donos. Um espaço virtual de discussão e convivência.
Assim, haverá (é nossa intenção) tantos atores, grupos e pessoas diferentes (uma representação da própria sociedade) que a ferramenta será para o bem comum, não para monopólio. Ou seja, sendo os participantes tantos e tão diferentes um monopólio é impossível.
É por isso que OAB, Igreja, escolas, sindicatos etc devem participar. Estarão exercendo seus papéis da democracia: O de sub-representantes.
Para finalizar quero reforçar que, qualquer ong, entidade, escola ou pessoas é responsável pelo seu blog. Publicando o que quiser e se responsabilizando por isso.
A ONG ou qualquer pessoa da Voto Consciente só terá o espaço que for público.
O que agrupará entidades, escolas e cidadãos é a ferramenta ADOTE UM VEREADOR. Nós estaremos agrupados, com todos.
Lançamento da Campanha? 09/02/2009
Duração Atual: 14 dias.
Tabela 1
Número de Vereadores Adotados: 4
Vereadores X Blogues dos adotadores
Gustavo Martinelli PSDB gustavomartinelli.blogspot.com
Leandro Palmarini PV leandrotodeolho.blogspot.com
Marcelo Gastaldo PTB adotegastaldo.blogspot.com
Marilena Negro PT adotemarilena.blogspot.com
Tabela 2
Repercussão:
Matérias na Imprensa: 12 (JJ, BOMDIA e JC)
Matérias na Internet: 7 (Blog do Milton Jung, Jundiaí Online etc)
Participações na Rádio: 3 (Rádio Cidade, Difusora e CBN)
Participações na Televisão: 2 (TVTEM e TVE)
Total: 24 matérias
Tabela 3
ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL (OAB, IGREJA etc):
1-blog-comissão
As entidades mandariam um funcionário para a reunião de uma comissão temática da Câmara (ex: a OAB mandaria um funcionário para a reunião da comissão de JUSTIÇA e redação...pelo tema ser justiça)
Esse funcionário anotaria, presença, projetos etc etc e depois publicaria num blog!
ADOTANDO OS VEREADORES DA COMISSÃO.
2-audiências e questionários com vereadores
As entidades convidariam os vereadores e mandariam questionários. (Fariam audiências em que seus associados perguntariam diretamente e elaborariam questionários técnicos sobre diversas áreas)
Publicariam essas informações em blogs tb!
3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com
Isso é importante por que?
1-Os blogues das entidades terão informações com credibilidade o que tornará o "Adote um Vereador" uma fonte segura e confiável.
2-É nas associações, ONGs e Sindicatos que os técnicos estão!Eles têm conhecimentos profundos em suas áreas e podem fazer questionamentos muito importantes.
__________________________________
ESCOLA:
1-Sala-vereador
Cada turma criaria um blog e publicaria informações sobre o vereador.
A escola convidaria os vereadores para entrevistas, mandaria questionários etc.
2-Professor-tutor
Cada professor ajudaria uma classe a elaborar perguntas, questionários e a colher informações.
3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com
O QUE OS VEREADORES DISSERAM
“Prezado Eduardo.
-Marcelo Gastaldo
O que você acha da campanha "Adote um vereador"?
Vereador – É uma iniciativa que visa maior participação do eleitor, normalmente alheio à política. Mas não pode se transformar num instrumento político a serviço de grupos, partidos ou interesses. Como iniciativa de participação é ótima a campanha, mas é preciso cuidado para não ser mais um partido paralelo.
Na sua opinião, as entidades como OAB, Igrejas, Sindicatos etc devem participar? De que forma?
Vereador – Não devem. Todas já exercem seu papel, fiscalizam, cobram, propõem soluções. Não pode haver a conotação de monopólio – e é essa a impressão que se passa – da ONG Voto Consciente agrupar OAB, Igrejas e Sindicatos. OAB, Igrejas e Sindicatos já têm posições bem definidas, e mesmo que tente se agrupar teremos outra Babel, tamanha a diversidade ideológica. Melhor cada um fazendo seu papel, individualmente.
-Gustavo Martinelli
“Olá Juliana, bom dia.
-Leandro Palmarini
O que você acha da campanha "Adote um vereador"?
Aprovei imediatamente a iniciativa da ong voto consciente em apoiar e dinamizar uma campanha em Jundiai, pelo seu significado: estimular a população a olhar um pouco mais detidamente para a política local.
A eleição para vereador é extremamente difícil pelo grande numero de candidatos e a forma particular como cada um escolhe o seu vereador; a questão partidária não é fator determinante para a decisão do voto. Logo, passada a eleição, os eleitores não se sentem representados pelos 16 vereadores eleitos, embora estes representem o conjunto de votos do colégio eleitoral, obtidos pelos mais de 300 candidatos e suas legendas partidárias.
Na sua opinião, as entidades como OAB, Igrejas, Sindicatos etc devem participar? De que forma?
Por isto acho fundamental o envolvimento da sociedade civil organizada, através dos sindicatos e associações dos professores da rede privada e da rede publica, organizações de classe como OAB e de outras profissões, para que promovam o dialogo com as institui coes que representam. Outra tarefa: desafiá-los a cumprir esse papel.
-Marilena Negro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião, ela é importante!