sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Conferência será dia 12 de dezembro

> DESENVOLVIMENTO
6/11/2009


FABIANO MAIA
A 3ª Conferência das Cidades em Jundiaí já tem data: 12 de dezembro. O tema deste ano é o desenvolvimento urbano. O evento é um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir a implementação da política urbana para todo o País. A intenção é de que a conferência ocorra no Complexo Argos, mas o local ainda não foi confirmado. A decisão foi tomada ontem durante reunião das entidades que se uniram para a montagem do evento: Sindicato dos Alimentícios, Coati (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada), Associação dos Aposentados e Pensionistas e Sindicatos dos Engenheiros.

A iniciativa foi tomada após o prazo dado às prefeituras para organizarem a conferência. As entidades afirmam que decidiram agir porque o poder público não teria realizado as ações necessárias. Ontem, foram definidos os integrantes da comissão preparatória. Representando a Prefeitura estão o secretário de Obras, Sinésio Scarabello Filho, e o superintendente da Fundação Municipal de Ação Social, Eduardo Palhares. A vereadora Marilena Negro representa o Legislativo. Já os movimentos populares estão liderados por Maria Eugenia Bizestre Orlato (União dos Movimentos de Moradia) e Sérgio Dutra (Associação dos Moradores da Região Sul).

O sindicato trabalhista está representado por Gerson Sartori (vice-presidente do Sindicato dos Alimentícios). O nome de Fábio Campos foi escolhido para o setor do empresariado. Já para os trabalhadores liberais está Vera Lucia de Lima (Sindicato dos Engenheiros no Estado). E representando as organizações não-governamentais, foi definido o nome de Fábio Storari (pelo Coati). Na próxima segunda-feira, a comissão definirá regimento interno, divisão de custos, divulgação, temas, entre outros assuntos pertinentes.

Objetivo - O objetivo da conferência é combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. O Conselho das Cidades, do Ministério das Cidades, apontou quatro eixos temáticos: "Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores", "Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano", "A integração da política urbana no território" e "Relação entre os programas governamentais e a política de desenvolvimento urbano". Como Jundiaí não participou da conferência em 2007, este ano está realizando a 3ª etapa. Nas esferas estadual e federal, o evento está na 4ª edição. A etapa estadual será em março e a nacional, em maio.

ALINE PAGNAN

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!