quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Voto consciente em Jundiaí

O Movimento existe em Jundiaí desde meados de 2006 e vem acompanhando todas as sessões ordinárias que acontecem às terças-feiras, a partir das nove horas da manhã.

Atualmente, publicamos na internet um resumo de toda sessão, para que a população possa acompanhar como votou cada vereador em cada projeto de lei – dado que não é disponibilizado pelo site da câmara. ESSE É NOSSO GRUPO DE SESSÕES

Além desse acompanhamento louvável o movimento tem apresentado grande vitalidade com campanhas, projetos e eventos.

Em março de 2008 lançamos o “Balanço Legislativo 2007: Um olhar do cidadão jundiaiense”. Compilação de toda a produção legislativa municipal em 2007, na qual levantamos, de modo minucioso e objetivo o número e mérito dos projetos de lei aprovados e sancionados, da atividade fiscalizadora dos vereadores por meio de requerimentos de informação, além da análise de frequência nas sessões e fidelidade partidária.

Nesse mesmo ano o Movimento realizou o primeiro “Debate Temático Livre” da cidade. Esse tipo de debate é inédito e ousado. Nele, a platéia faz suas perguntas diretamente aos participantes. Foram dois debates; Um com os candidatos a prefeito e outro com os presidentes de partidos, representando os candidatos a vereador.

Outra iniciativa arrojada foi a realização do “Debate Legislativo” que, a exemplo dos descritos acima, faz parte da série “Debates Conscientes”. Essa discussão pública foi entre os candidatos a presidente da Câmara. Debate inédito na cidade e que revelou amadurecimento tanto do movimento quanto da sociedade jundiaiense, por ter aceitado tão bem a iniciativa e participado do evento.

Também destacamos o papel desse movimento na campanha ADOTE UM VEREADOR, cujo objetivo é incentivar os cidadãos e as entidades a acompanharem as atividades parlamentares de um ou mais vereador e publicar em um blog, criando uma relação participativa com o legislativo local; e na formulação do PROGRAMA DE METAS LEGISLATIVAS, que propõe algumas mudanças administrativas e estruturais na Câmara, buscando maior transparência e publicidade em todos os atos, além de criar ferramentas para maior participação popular. São iniciativas que revelam nossa seriedade e engajamento.

Além desses projetos, faremos no segundo semestre de 2009 o lançamento oficial do CIDADE DEMOCRÁTICA, site que incentiva a interação da sociedade civil e suas organizações na proposta de problemas e soluções para diversos assuntos referentes à Jundiaí.

Se você quer saber mais alguma coisa ou sentiu
falta de alguma informação, nos avise!
jundiai@votoconsciente.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!